11/01 - 12º dia » em Morro de São Paulo/BA (+ Garapuá de 4x4)

O bicho detesta mesmo. É Ósado!

Hoje é dia de fazer um dos tantos passeios que tem pra fazer por Morro de São Paulo. Um dos que podem ser feitos é a volta na ilha de lancha, que o Comendo Estrada já fez há 5 anos. Relembre aqui. Hoje escolhemos um mais modesto, que é o passeio até Garapuá, de 4x4, pra curtir a praia e a piscina natural de lá (R$ 60/pessoa, das 10h às 16h). No passeio está incluído o transporte até Garapuá e a ida e volta de barco até a piscina. Tem várias agências cobrando diversos valores por esse passeio. Achamos de R$ 60 a R$ 75/pessoa e a CoralTur, perto do Restaurante Santa Luzia, na 3ª praia, foi quem fez o melhor preço.

[manhã nublada, vista do nosso camping]
Acordamos cedo, pois tem um grupo de argentinos aqui que tá bem animado e não deixa ninguém dormir depois que voltam das baladas. Mas vamo que vamo. O tempo não parecia que ia ajudar muito. Choveu de madrugada e a manhã estava bem nublada. Tomamos um bom café da manhã que é servido no hostel e fomos até o ponto de encontro no que eles chamam de Receptivo, na 2ª praia numa estrada de paralelepípedos, de onde partem os passeios feitos de carro pela Ilha de Tinharé, a de Morro de São Paulo. Chegamos às 9:30 e esperamos até 10h pela chegada do Elias, nosso motorista. Depois que ele chegou, puxamos até Garapuá num grupo de sete pessoas, sendo que três iam ficar depois de nós, no ponto da travessia para a Ilha de Boipeba.

[passarela em frente a entrada do receptivo, na 2ª praia]

[rua de acesso ao receptivo]

[caminho pro receptivo]

[frota alinhada]

[no camburão]

[nosso bicho]

São cerca de 18 Km do Receptivo até Garapuá e o caminho é feito em aproximadamente 1 hora. No princípio do trajeto achamos que não justificava o uso de um 4x4 aqui, pois o caminho tava bem tranquilo. Até o Zidane faria. Só impressão. Logo nos primeiros 2 Km a gente já percebe bem o porquê do uso de caminhonete aqui. A estrada alterna trechos planos com buracos, lagoas e braços de rio no caminho. É bem trash.

[caminho até guarapuá]

[pocinha no caminho]

Chegando em Garapuá ficamos sob os cuidados do Capitão Pipoca. Usamos a estrutura do bar dele de cadeira, mesa e guarda sol, banheiros e chuveirão. Isso não paga. O que a gente quiser do bar, sim. O pessoal do bar avisa que dá pra agendar o almoço, pois na volta da piscina natural a concorrência é grande.

[no caminho do capitão pipoca]

[capitão pipoca, garapuá]

Por volta de 12h, que era o horário melhor da maré hoje, nos avisaram que o nosso barco iria partir. Subimos e em algo como 15 minutos chegamos lá. O barco nos deixa num dos bares flutuantes que tem ali. Um dos bares, lógico, é do Pipoca. Ele deve ter sua influência ou não há fiscalização, pois montar uma estrutura como essa, aqui, não é pra todo qualquer um. Enfim, deixamos as coisas no bar e fomos explorar a piscininha.

[embarcação do capitão pipoca, chegando no bar flutuante do próprio]

[bar do pipoca é como esse]

[garapuá]

A piscina aqui é bem boa, com um número razoável de peixes de diferentes naipes. Infelizmente, nossa câmera pra fotos subaquáticas não funcionou, então vamos ficar devendo as fotos do ponto de vista submerso.

Ficamos na piscina por aproximadamente duas horas. Achei um período razoável. Na real não tínhamos mais o que fazer ali. Como tava um solzaço, diferentemente do dia nublado que se mostrou logo cedo, armamos o guarda-sol e ficamos na piscininha de buenas. No fim das duas horas voltamos pro restaurante do Capitão Pipoca. Pedimos algumas besteiras pra comer (R$ 30 a isca de peixe) e mais umas cervejas (R$ 10 cada) e às 16h Elias já se apresentava para fazer o transporte da volta. No caminho, uma parada na Praia do Encanto, que também é conhecida como 5ª praia. Caminhando a partir da primeira deve dar entre 1:30h e 2h até aqui. Ficamos uns 20 minutos só pra dar um confere e voltamos até o ponto de saída no Receptivo.

[de boa, aproveitando a praia de garapuá]

[galera aguardando o rango]

Como o acesso ao receptivo dá na 2ª praia, demos uma olhada por ali pra saber o que comeríamos de verdade. Pegamos uns hamburgueres no Barbakoa (R$ 25 cada, acompanhados de batata frita) e estrogonofe de carne (R$ 30 pra uma pessoa), onde um garçom tinha nos abordado outra noite. Esse garçom tinha dito que pra cada prato que a gente pedisse, ganharíamos uma caipirinha de cortesia. Fomos cobrar essa caipirinha. Soubemos que o garçom tinha dado o golpe e foi embora. Esse é um problema que muitos dos restaurantes e bares sofrem aqui. Se por um lado os estabelecimentos não precisam arcar com os encargos sociais, por outro não dá pra ter certeza de que eles vão ter mão de obra pra ajudar amanhã. Voltando... cobramos as caipirinhas e o dono, meio puto com o garçom que saiu, falou que dava pra sair duas. Quatro era complicado. Tudo bem. Tomamos só as duas mesmo, que estavam muito boas, por sinal.

Depois fomos no hostel, tomar uma ducha pra dar um rolé. O centrinho de Morro é muito movimentado. Muita gente, muita loja, restaurante, boteco, o escambau. Compramos algumas quinquilharias, comemos um pouco mais e voltamos pro hostel, descansar que amanhã tem estrada.

[dando uma força pros bebo]

Fuja!

----------------------------

Dados de Bordo
Km rodados: ~0Km

Hospedagem
Morro Hostel - Morro de São Paulo/BA. Diária: R$ 100, por casal, no camping. Com café da manhã.

Alimentação
Lanche: Isca de Peixe, no Capitão Pipoca, em Garapuá. R$ 30 a porção.
Almoço/Janta: Hamburgueres no Barbakoa, 2ª praia. R$ 25 cada, acompanhados de batata frita; e Estrogonofe de carne, R$ 28 pra uma pessoa.