06/01 - 7º dia » de Trancoso/BA a Itacaré/BA, via Ilhéus

Todo mundo ligadão?!

Sétimo dia de viagem pintando. Hoje é dia de puxar até Itacaré, numa pernada de mais ou menos 400Km.

Dormida na pousada foi bem aproveitada. Depois de alguns dias sem dormir numa cama de verdade, foi bom relaxar aqui. Fora a facilidade para arrumar/desarrumar as coisas, já que não tivemos que usar a barraca. Ficamos num quarto que daria pra seis pessoas. Há um primeiro andar com uma cama de casal e embaixo tem outra de casal e mais duas de solteiro. No quarto tem ar condicionado, em cima mas que esfria quem fica embaixo, ventilador, tv, frigobar e banheiro. Bem ajeitado. O WiFi que não pega daqui, somente na área comum. Na área do camping tem vários pés de frutas como manga, laranja e banana, então durante o dia o hóspede pode se servir à vontade, pois é cortesia. A diária na pousada não inclui café da manhã.

[entrada do nosso quarto]

[pousada e camping da cuba]

Saímos de trancoso às 7:15. Pegamos a saída que dá acesso a cidade de Eunápolis, no entroncamento com a BR-101. Por lá fizemos uma parada pra tomar café da manhã. Depois do café, continuamos pela BR-101 até chegar Itabuna. De lá pegamos a BA-415 até Ilhéus.

[chegando em ilhéus]

Demos uma parada em Ilhéus pra almoçar. Já era 13h, então a fome era grande. Tiramos umas fotos nas proximidades do Restaurante Vesúvio, que é referência na obra de Jorge Amado, e da Catedral da cidade. Almoçamos ali por perto no Restaurante Gabriela Cravo e Canela (Self-service, R$ 39/kg).

[ilhéus]

[restaurante vesúvio]

Depois do almoço, puxamos pra Itacaré, que fica a uns 70 Km de Ilhéus pela BA-001. Lá pelas 15h chegamos ao destino. No caminho pro camping já cruzamos pelo centrinho da cidade, que é muito bem estruturado com bares, restaurantes, lojas de qualquer coisa, baladas e por aí vai. À noite o bicho pega aqui.

Ao chegar no camping, que fica na praia da Costa, logo depois da Tiririca, havia muito poucas barracas aqui. Muita gente que tinha vindo passar ano novo e o fim-de-semana sequinte tinha vazado. Tava bem calmo, com somente três barracas. Montamos a nossa e rapidamente fomos cair no mar. Tava bom demais. O calor era gigante e nossa vontade de curtir a praia maior ainda. Montamos nosso esquema de sempre, cadeira, guarda-sol, cooler e ficamos curtindo o fim de tarde e o nascer da lua cheia. Muito bom.

Anoiteceu, nos arrumamos e fomos dar uma volta no centro pra procurar o que comer. Vimos inúmeras opções e quando já estávamos quase voltando pra uma que vimos no começo, eis que surge o Oásis. Sim, Oásis Restaurante, cozinha internacional. Boas e acessíveis opções no cardápio. Coisa finíssima. Os pratos são individuais (R$ 23), mas servem muito bem. Pedimos, eu e Angélica, o Fantasia e o Proud Mary, que são risotos de frango, mas cada um com seus molhos e temperos. Kracha e Janine pediram outros dois que curtiram também.

[oasis]

[nossos pratos]

Depois do rango, fomos simbora pra barraca curtir a noite chuvosa que estava por vir.

Aquele abrax!

----------------------------

Dados de Bordo

Km rodados: ~400Km
Rodovias: BR-101, até Itabuna. Pista simples. Condição razoável. Muito buraco. Fluxo alto. BA-254, entre Itabuna e Ilhéus. Pista simples. Boa, mas cheia de curvas e lombadas. BA-001, entre Ilhéus e Itacaré. Pista simples. Boa, fluxo alto.

Hospedagem
Camping Rai & Luc - Itacaré/BA. Diária: R$ 100, por casal, sem café da manhã;

Alimentação
Almoço: Restaurante Self-service Gabriela Cravo e Canela, Ilhéus. R$ 39/kg.
Jantar: Restaurante Oasis, no comecinho da rua da Pituba. R$ 23 o prato Fantasia (risoto de frango muito bem elaborado. individual).