05/01 - 6º dia » de Caraíva/BA a Trancoso/BA

Tá todo mundo ligado?

Hora de puxar o barco. Hoje vamos pra Trancoso, com uma passagem pela praia do Espelho, uma das 10 que são 5 estrelas no nosso Guia de Praias e que fica no meio do caminho enter Caraíva e Trancoso.

[rio caraíva, na manhã da nossa saída]

[banda raízes do sertão fazendo um pós-show até raiar o dia]

O camping que ficamos em Caraíva é bem amplo e tem uma boa estrutura pro campista. Muito bem localizado, fica às margens do rio Caraíva, na principal rua da vila, que liga o terminal de embarque até a boca do rio, no encontro com o mar. O preço também é bom (R$ 35/pessoa/dia, mas em dois dias já ia baixar pra R$ 25). O único porém foi o surrupio de uma cerveja nossa assim que chegamos, mas isso pode em acontecer em qualquer lugar muvucado. De toda forma, foi a primeira vez que aconteceu conosco, seja em camping ou hostel por onde passamos.

[de volta pro lado de cá do rio, onde o carro ficou]

[poeirão come tudo aqui]

[e o zidane ali no meio, "limpinho"]

[caminho pro espelho]

[placas indicam o caminho]

Saímos de Caraíva às 8:45. Chegamos no espelho perto de 9:30, em pouco mais de 15 km de estrada de chão. Acesso relativamente fácil e sinalizado. Chegando lá, grana pra estacionar (20/carro) numa das poucas propriedades particulares que dão acesso à praia. O visitante deixa o carro em cima do morro e desce a escadaria até chegar na areia. Com a maré baixa, pudemos aproveitar bem até 12h. Tentamos almoçar, mas nos restaurantes da praia tava um tanto caro pro nosso bolso. Lanchamos num quiosque (R$ 5 um risole) e vazamos.

[espelho. uma das 10 mais bonitas do brasil]

[espelho]

[tirando onda]

De espelho até trancoso dá 25 km, ou 50 minutos, mais ou menos. Chegamos no Camping e Pousada Cuba. Nossa intenção era acampar, mas conversando com o Aloísio, o dono, ele fez um preço bom e decidimos ficar na pousada pagando R$ 20 a mais (R$ 60/pessoa/dia num quarto quádruplo). A pousada tem um bom atendimento e bom preço. A localização boa pra quem tá de carro, mas ruim pra quem tá à pé. O caminho de lá até o Quadrado é sinistro. Nessa noite, pouco antes de voltarmos do passeio que fizemos, duas meninas haviam sido assaltadas na rua Cuba, no acesso ao Camping. Foda.

[quando o barro encontra o asfalto, no caminho pra trancoso]

[fachada do camping e pousada cuba]

Por indicação do Aloísio fomos almoçar no restaurante Nalva Sales, que fica perto da pousada. É um lugar fora do acesso turístico, por isso, talvez, o preço bom. A refeição estava R$ 22 e a cerveja R$ 7, sendo que a refeição comem dois tranquilamente. Muito bom. (total 35)

À noite fomos no Quadrado, dar um giro e ver a lua nascer. Tinha uma galera curtindo, fazendo um som. Depois fomos ver alguma opção pra comer no Quadrado. Tudo muito caro. Saindo do tumulto encontramos um self-service (44,90/kg) que nos agradou. Comida boa, atendimento bom. De lá voltamos à pé pela rua sinistra. Todos baqueados de sono, pegamos o beco.

[quadrado. cada um no seu]

[quadrado]

[fim de tarde, atrás da igreja]

[quadrado à noite]

Aquele abrax!

----------------------------

Dados de Bordo
Km rodados: ~40Km (depois vejo o nome das rodovias)

Hospedagem
Camping e Pousada Cuba - Trancoso/BA. Diária: R$ 120, por casal, na pousada;

Alimentação
Almoço: Restaurante Nalva Sales. R$ 22 a refeição (serve duas pessoas, sem exagero).
Jantar: Restaurante Self-service, na rua do quadrado, mas não lá. Antes. R$ 44,90/kg.