Segundo dia de viagem. Agora sim, ela começa. Nosso roteiro de viagem é o seguinte: de Joanesburgo a Cidade do Cabo, indo pelo litoral, curtindo a Garden Route. Ao todo serão 2000km que rodaremos, ou algo perto disso. Os dois primeiros dias serão os mais pesados em termos de km rodados. A primeira perna será de Joanesburgo a Durban, que já é litoral, e terá um total de 590km.

[do jeito que eu gosto]

A manhã amanheceu gelada. Por volta de 3 graus. Como já sabíamos que ia estar bastante frio, viemos preparados em termos de agasalhos. Tomamos um bom café da manhã na pousada e voltamos pra cama. Dormimos até umas 11h, quando, enfim, pegamos o bonde.
Pegamos a estrada um tanto tarde, mas devido a viagem, foi até pouco. De Boksburg pegamos a rodovia N3, a principal que liga Joanesburgo a Durban. Até aqui, tudo bem em dirigir na mão inglesa. Não fiz nenhuma merda. Os sulafricanos também ajudam sendo cordiais. Apesar do movimento na saída de JNB, não se ouve buzina, xingamento ou individualismo. Tudo muito civilizado. A condição da N3 também é muito boa. Bom asfalto e estrada duplicada até Durban. Nessa rodovia ha alguns pedagios (detalhes no fim do post).

[mão inglesa]

A medida que nos afastamos da zona urbana, vamos conhecendo a paisagem sulafricana. A vegetação apresenta uma tonalidade amarelada e, quanto ao relevo, é tudo muito plano. Também avistamos algumas poucas montanhas ao fundo. Durante todo o trajeto, foi comum passarmos por inúmeros focos de incêndio. Na estrada há muita indicação de telefones que devem ser acionados nesses casos.

Como o trecho ia ser longo, só paramos rapidamente para reabastecimento e lanche em Estcourt. Menos de meia hora depois, ja estávamos na N3 novamente.

[pela N3]

Poucos postos de combustíveis
Para rodar ate Durban, e mais adiante até Port Elizabeth, adotei o esquema que fiz pro Ushuaia, na última viagem. Combustível chegou na metade do tanque, eu abasteço. Eu tinha lido que nesses trechos seria difícil achar postos com facilidade. Na real, nao é difícil. So que, em alguns casos, não é como no Brasil, em que eles ficam às margens da rodovia. Em muitos casos, temos que sair da rodovia, pegar a entrada para alguma cidadezinha, abastecer e voltar para a estrada. Então, se forem rodar por aqui, fiquem espertos com isso ai.

Chegamos em Durban já depois do por do sol. Aliás, por aqui, nessa época, o sol se põe bem cedo, por volta das 17h. O nosso hostel fica um pouco além de Durban, uns 20km. Apesar da distância, ir até Durban fica fácil e rápido quando utilizamos a rodovia N2 (essa liga toda a costa). O hostel fica no alto de uma colina, que dá uma vista massa pro marzão que tá lá embaixo (e que só veremos no dia seguinte).

[quase chegando]

Check-in feito, deixamos as coisas no hostel e fomos dar uma volta. Paramos pra bater um rango no Steers, concorrente do McDonalds, que serve um hambúrguer muito bom, e paramos pra fazer compra no supermercado Kwik Spar. Compramos umas besteiras pro café da manhã e voltamos pro hostel pra descansar.

Abrax,

Cabeça

---------------------

Dados de Bordo:

Km rodados: 610
Abastecimentos: 1
Gastos com abastecimento: 380 rand (~R$ 78) em Estcourt

Estrada
Rodovia N3 (pedagiada). Estrada em excelente estado. Com exceção da saída de Boksburg e a chegada em Durban, em que o movimento era altíssimo, mais de 90% do trecho foi tranquilo, com tráfego baixo.

Pedagios: 5
Gastos com pedágios: 194 rand (~R$ 39)

Hospedagem
Hostel Unique House [Boksburg] - 513 rand (~R$ 105) total, com estacionamento no próprio hostel. Com café da manhã.