04/01 - 9º dia » Ushuaia/ARG

Esste foi um bom dia para acampar! Após o calor de Punta del Diablo provamos um pouco do verão da Ilha da Terra do Fogo a ~10 graus na madrugada. Passamos um frio e para melhorar, com o Sol se pondo 22:12 e nascendo às 05:05 da manhã, tivemos pouco tempo de escuridão, ainda mais que depois que ele se põe o crepúsculo ainda dura mais de uma hora! Nessa situação a Melissa foi a primeira a acordar, antes das 07:00, mas foi para o carro logo em seguida tirar mais um cochilho.

[pelo menos não choveu!]

Eu levantei pouco depois e fiz um exploratório da região. Quando todos levantaram tomamos o café da manhã no Ramos Generales, em frente ao nosso querido posto YPF (lee-se IPF). O café é uma espécie de bar, panificadora e museu, o lugar é bem aconchegante e serve boa comida. Como diferencial plus a mais, tem um pinguim de merengue com cobertura de chocolate, bem bonitinho, ou macabro, dependendo do seu ponto de vista. Muitos turistas visitando esse lugar.

Na sequência partimos em busca da indicação de hospedagem do nosso amigo de viagem Jadiel enquanto curtíamos a paisagem. Mesmo estando cheio, com uma boa conversa do Sr. Simpatia, Alexandre, o dono do hostel Rioona, Roberto, nos disse que conseguiria dois duplos às 13:00. Uhul! O lugar é bem aconchegante e pudemos deixar o carro no terreno dele.

[ruas largas, calçadas pequenas. Mas o visual das montanhas é bacana]

[Rua San Martín, a principal do turismo]

[Essa cidade é bem grande]

[E tem visuais deslumbrantes]

[Armada naval argentina]
Como ainda tínhamos bastante tempo, fomos verificar as condições do parque nacional, do trem do fim do mundo e do camping municipal, muito próximos um do outro. O camping é gratuito, basta chegar e se arrumar em algum lugar, mas com esse clima frio e chove-para é melhor permanecer no hostel. O trem é uma maria-fumaça pequenininha que faz um trajeto dentro do parque 3x por dia. Duas normais e uma dependendo de público/condições. Custa 280 pesos para residentes do Mercosul e já incluiu a entrada do parque, que custa 80 pesos e vale para o dia inteiro, então mesmo que você vá embora do parque pode voltar no mesmo dia.

[momento turistando...]

Decidimos voltar no outro dia e fazer as trilhas do parque, por hora pensamos em cozinhar e fomos ao mercado. Com a receita de pasta em mãos, lembramos não ter certeza sobre poder usar a cozinha do lugar, e foi realmente decepcionante verificar que não.
15:00, mordemos um bolinho pronto, uma pera, que é uma fruta mais em conta por aqui, e decidimos ficar de boa até a hora da janta. Mas antes eu e a Melissa demos uma volta no centro, sacamos um dinheiro, depois uma olhada no mercado La Anonima a duas quadras do hostel, compramos os selos para os postais e comemos uma pizza pequena de Presunto com Roquefort acompanhada de uma Quilmes e uma Cape Horn wheat no Banana Bar&Café. Delicioso!
Depois de um descanso, saimos ao centro. Com uma bela vista da bahia de Ushuaia a Angélica e o Alexandre comeram algumas empanadas acompanhadas de um suco misto de frutas. Depois jantamos no Barcleit 1912, já quase na hora de fechar. Não é exatamente um lugar limpinho, e a comida é honesta. Um restaurante comum, nada Gourmet. Agora o negócio é cama para amanhã pegar as trilhas do parque.

Vitor

----------------------
Dados de Bordo:
Km rodados: 1, só para levar o carro do posto ao hostel.

Hospedagem
Hostal Rioona - 470 pesos (~R$188,00) diária por quarto.

Alimentação
Café da manhã no Ramos Generales: 142 pesos (~R$56,80) total
Mercado Carrefour: 173+? pesos (~R$)
1 Pizza pequena e 2 Cervejas no Banana Bar&Café: 122 pesos (~R$48,80)
Empanadas no :  pesos (~R$)