Post em destaque

Fernando de Noronha gastando pouco

Imagem
Todos sabem que a finalidade deste site é relatar as viagens que nós fazemos de carro. Só que vou abrir o precedente agora. Sempre que viajarmos e tivermos informações úteis pra compartilhar vou colocar por aqui, independentemente do meio escolhido pra isso. Então confira agora o bônus track da nossa viagem ao Nordeste: Fernando de Noronha.

[sancho]

30/03 - 9º dia » de Colón/ARG à Uruguaiana/RS

Dormimos de ontem pra hoje no alojamiento ambar onde fomos muito bem atendidos pelo proprietário do lugar, o senhor Julio. Lugar bem espaçoso, com dois ambientes, sendo no térreo a cozinha e a sala, e na parte de cima o quarto e o banheiro. O carro fica na garagem do lugar. Demos uma volta rápida pra ver como é a orla da cidade durante o dia e fomos pegar o rango. Depois do desayuno, mais uma passada no banco e fomos comer estrada.

[vista do quarto do alojamiento. ao fundo, a orla]

[passeio por colón] 






[banco la nacion, colón]

Saímos da cidade pegando a Ruta 14. De Colón pra frente o percurso é quase que totalmente feito em pista simples. Mas as obras de duplicação estão por toda parte. Creio que muito em breve já dê pra ir de Uruguaiana pra BsAs por esse caminho só pegando pista duplicada. Aí vai ser bom o negócio.

Como disse anteriormente, fomos parados em mais duas barreiras de polícia caminera. Duas, não. Três, se a gente contar a falsa. É... até isso teve. Faltando 60 km pra chegar em Uruguaiana, já pertinho, uma barreira de dois caras na estrada, com um carro aguardando no acostamento. A farda não me pareceu nem a da polícia caminera nem da Gendarmeria Nacional, embora ambos estivessem trajando uniforme com inscrições da Polícia de Entre Ríos. Parei, e como sempre, antes que me pedissem, já estava com os documentos na mão. O cara não me pede nada, mas pergunta pra onde vamos. Falo que vamos pra Libres. Ele vem com "pode dar uma carona pro meu camarada aqui?". Sem reação, pois esperava uma coisa e era outra, aceitei. Mas desde quando o cara estava prestes a entrar no carro até a hora de sua descida quando foi embora, eu achei que a gente ia ser limpado. O cara entrou armado no carro e tava o tempo todo mandando sms. Pensei que era arapuca, mas no fim não passou de neura minha. Sei lá, ando vendo e ouvindo tanta coisa que pra pensar besteira não precisa muito, não.


[ruta 14] 

[aduana argentina/brasil] 

 
[já em uruguaiana]

Enfim, chegamos a Paso de Los Libres, lado argentino da fronteira. Nossos amigos estavam do lado de lá, em Uruguaiana já nos esperando. Demos uma volta no comércio de Libres pra ver se o preço era bom como diziam, mas não vimos muita coisa a preço bom, não. O duty free uruguaio, em Rio Branco, estava melhor. Só depois eu soube pelo nosso casal que em Libres é bom pra bebida e cigarro, e mesmo assim num lugar mocado, chamado "buraco". No comércio mesmo as ofertas não são nada de mais. Detalhe que em Libres, assim como em outras cidades argentinas, eles respeitam a hora da sesta. No caso de Libres o comércio funciona de 08h às 12h, pela manhã. Das 12h às 17h é reservado pra sesta, então não se assuste se não encontrar muita coisa aberta nesse espaço de tempo aí. Após às 17h o lugar volta a ter vida, pra fechar de vez às 21h. Passeio pelo centro concluído, fomo em direção à ponte pra travessia de volta ao nosso país. Antes de atravessar, claro, trâmites aduaneiros. É do lado argentino que fica as duas aduanas, brasileira e argentina. Passaporte carimbado, estamos em solo nacional. Nossos camaradas nos encontraram ao lado da ponte e logo fomos pra casa deles celebrar e contar lorotas da viagem. Noite massa, churrasquinho na medida e cerveja polar tinindo; "tuiú", como diria o véio Tonho Uva. Até tentamos dormir cedo, mas...

-------------------------------------------------------------------------------

Dados de Bordo

Km rodados: 373
Horas de estrada: 5h30min
Número de pedágios: 2
Gasto com pedágios: AR$ 7,00 (+ou- RS 3,50)
Abastecimentos: 0
Gasto com abastecimento: ---

Total km rodados: 2507

Hospedagem
Toca dos bródi, Uruguaiana.

Rodovias
* Faróis acesos o tempo inteiro
Ruta 14/ARG - De Colón pra frente, até Libres, a rodovia está em fase de duplicação em vários trechos. A maior parte é de pista simples. Tráfego baixo. Asfalto bom. Siga por ela, até Paso de los Libres.

Postagens mais visitadas deste blog

14/06 - 2º dia » de Joanesburgo a Durban (Africa do Sul)