Post em destaque

Fernando de Noronha gastando pouco

Imagem
Todos sabem que a finalidade deste site é relatar as viagens que nós fazemos de carro. Só que vou abrir o precedente agora. Sempre que viajarmos e tivermos informações úteis pra compartilhar vou colocar por aqui, independentemente do meio escolhido pra isso. Então confira agora o bônus track da nossa viagem ao Nordeste: Fernando de Noronha.

[sancho]

Um pulo em: Itaúnas/ES

E vamos pulando pra mais um destino. Dessa vez, apresentaremos um pouco de Itaúnas. De cara é o destino que, particularmente, tô com mais vontade de conhecer. Seja pela proximidade do Nordeste (saber que teremos chegado à metade da viagem, talvez pouco mais) ou pelo clima de tranquilidade, ainda que contrastante com o agito de seu forró tradicional, que me inspira esse lugar. Então, com vocês, Itaúnas.
Itaúnas ou Dunas de Itaúnas é uma pequena vila ao norte do Espírito Santo. Fica próxima à divisa com a Bahia e pertence ao município de Conceição da Barra. Fica a 25 km de Conceição da Barra e a 270 km de Vitória - ES. A Vila de Itaúnas do Espírito Santo é a imagem da tranqüilidade, com uma igrejinha  na praça, casas simples, pousadas rústicas, poucos carros e uma comida caseira deliciosa. A Vila de Itaúnas - ES mantém as tradições, moradores ainda pescam de canoas feitas de troncos maciços de árvores que chegam a pesar aproximadamente 250 kilos, cozinham tanto em fogões pré-fabricados, quanto em fogões à lenha. Na Vila de Itaúnas normal é sair à noite descalço, o que torna esse pedaço do Espírito santo um lugar mais rústico ainda em ruas de  terra. Especial para suas férias, lazer ou finais de semana.

Forró em Itaúnas é tradição e diversão vinda do nordeste. Pedro Bongado já fazia a sanfona chorar na vila antiga, pondo o povo pra levantar poeira com seus oito baixos, numa época em que turismo era palavra inexistente por essas bandas. Na nova Itaúnas, o seu Astor foi quem fez os primeiros bailes pra alegrar os mais antigos, entristecidos com o soterramento da Vila. Quem modernizou foi o Paulão e Cecília a festa com o melhor da MPB em 1980. Um morador e nativo "tatu" transformou sua casa em um espaço para shows em 1996, o trio Sabiá foi o primeiro a inaugurar este espaço. De lá pra cá Itaúnas virou palco do forró. Trio Virgulino, Dominguinhos e Elba Ramalho, são alguns exemplos que fizeram parte da lista de Artístas conhecidos e famosos que aqui vieram mostrar seu talento. Quem não sabe dançar, acaba aprendendo com os nativos que não fazem cerimônia para ensinar aos mais tímidos, a darem os seus primeiros passos. O ritmo contagia a todos, a poeira levanta até o sol raiar e depois continua na praia, para quem ainda tiver fólego suficiente para aguentar. Assim é itaúnas recanto selvagem de rara beleza com suas peculiaridades, convidando a todos com seu rítmo e sua tranquilidade.



[Itaúnas]



[Fonte: MapaVilaItaunas]

Postagens mais visitadas deste blog

14/06 - 2º dia » de Joanesburgo a Durban (Africa do Sul)